As vantagens do consórcio de máquinas, implementos rural
Formar grupos de consórcios para comprar máquinas agrícolas tornou-se alternativa para produtores rurais. Um levantamento da assessoria econômica da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) aponta que a procura cresceu 9,6% em um ano no segmento de veículos pesados – caminhões, ônibus, tratores, implementos e maquinário agrícola. Os dados revelam que 35% dos consorciados de um destes produtos estão ligados ao agronegócio. Dos 196,5 mil participantes, 69 mil buscam máquinas ou implementos agrícolas.
Ao considerar que as características da agricultura - especialmente aquela denominada de comercial, e as do Sistema de Consórcios se assemelham no planejamento a médio e longo prazos, entende-se a razão da grande procura, e, principalmente, chama atenção pelos valores das cotas, que chegam até a R$ 1 milhão - explica Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac.
Os números apenas confirmam que o consórcio, além de importante para todos os elos da cadeia produtiva (indústria, comércio e prestação de serviços), é destaque também nos agronegócios, antes da porteira, em razão da possibilidade de programação e de seus baixos custos - finalizou.


