Vantagem de entrar em um consórcio em andamento
- Carlos Nunes
- 3 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

Entrar em um consórcio em andamento, é uma excelente alternativa para quem quer aproveitar as vantagens do consórcio para adquirir um bem, seja veículo ou imóvel, mas não quer esperar tanto tempo até ser sorteado ou ter condições de dar uma lance vencedor.
Quando um novo grupo de consórcio se inicia, é muito comum que haja pessoas com boas reservas financeiras para dar lances altos e conseguir a carta contemplada logo nos primeiros meses. Por isso, o consórcio em andamento é vantajoso, pois quem tinha mais dinheiro para dar lances mais altos já deu, e torna-se mais fácil conseguir dar um lance vencedor com uma quantia mais baixa de dinheiro.
1. Comprar cota de consórcio em andamento de um consorciado
Uma alternativa para entrar em um consórcio em andamento é comprar uma cota de alguém que, por algum motivo, desistiu do consórcio. Assim, o novo consorciado deverá pagar o ágio, ou seja o valor já pago pelo antigo consorciado. Esta opção compensa para quem tem uma boa poupança, mas ainda não reuniu o dinheiro suficiente para comprar o bem à vista, e não quer recorrer aos altos juros do financiamento.
Comprando diretamente de um consorciado, também é possível comprar o consórcio em andamento já contemplado. Ou seja, o novo consorciado já compra a cota contemplada, paga o ágio e continua pagando as demais parcelas. É preciso ter em vista que comprar uma cota contemplado, ou em outras palavras, a carta de crédito, terá um custo mais elevado. No entanto, ainda assim é um bom negócio para quem tem alguma reserva financeira. O ágio serve como uma espécie de entrada no veículo.
Mas atenção: é preciso ter muito cuidado ao comprar um consórcio contemplado para não cair em um golpe. A venda de consórcios contemplados é legal, mas é preciso seguir as regras da administradora e ter a certeza de que o consorciado que colocou a carta à venda está em situação regular.
2. Comprar cota em andamento da administradora
A outra alternativa para entrar em um consórcio em andamento, seria comprar uma cota de um grupo já formado diretamente da administradora para pagar em menos meses do que os outros consorciados do grupo.
Por exemplo, se você comprar uma cota com valor de R$30 mil num grupo de consórcio de 60 meses, já no 30° mês, pagará uma parcela mais alta do que os demais, (basicamente o dobro do fundo comum, mais as taxas de administração e fundo de reserva proporcional ao período restante), mas terá mais chances de ser sorteado, pois já restarão menos pessoas ainda não contempladas. Além disso, as suas chances de dar um lance vencedor também são maiores.
Entrar num consórcio em andamento é uma boa alternativa para quem está mais desafogado financeiramente, tem condições de pagar parcelas mais elevadas do que as de um consórcio num grupo que está começando, e não tem tanta pressa para receber o bem.
Tem interesse em consorcios em andamento com mais de 15 contemplações mensais: Clique aqui
Comentários